Consultoria de gestão empresarial: Saiba o que é

Marcelo Samways • May 25, 2020

O que é uma consultoria de gestão empresarial? 

É uma prestação de serviços especializada em melhoria de performance de resultados financeiros e organização interna. 

As empresas nascem de empreendimentos bem sucedidos e de ideias inovadoras, mas a gestão é um mundo à parte, na qual dentro de um negócio é possível separar áreas e atividades internas que podem ter a complexidade um projeto ou até mesmo gerenciada como uma empresa a parte. Quais são estas áreas:

1) Área estratégica: formado pelos sócios, acionistas e conselheiros. São responsáveis pela formatação do negócio como um todo, estudos de objetivos estratégicos, novos negócios e projetos e ampliação. Cobram da diretoria executiva as ações para a realização dos anseios institucionais, comerciais e financeiros;

2) Diretoria Executiva: formado por um único e soberano gestor dentro da empresa, o qual pode ser da família, acionista ou sócio do negócio ou também pode ser contratado no mercado. É o cargo mais alto da hierarquia executiva, muito bem remunerado, mas que arca com toda responsabilidade da gestão e execução do que é deliberado e almejado pela área estratégica. O executivo cobra das áreas operacionais a realização de tarefas e projetos que cumpram e contribuam com os objetivos estratégicos;

3) Áreas ou atividades operacionais:

Comercial: atividade ou área responsável pela prospecção de clientes;
Marketing: responsável pela divulgação dos serviços ou produtos, bem como aumento da percepção de valor da marca da empresa;
Desenvolvimento de Produtos: área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços, novas tecnologias, melhorias contínuas e redução de custos através de pesquisa de novos insumos ou processos na realização de serviços;
Produção: responsável pela montagem, fabricação ou manufatura de produtos ou execução de serviços;
Planejamento, logística e expedição: área que realiza operação e planejamento da cadeia de suprimentos, desde a compra, plano de controle da produção (PCP), armazenagem, expedição e transportes. Em uma prestação de serviços realiza a alocação de pessoas, recursos operacionais, transporte e hospedagem;
Controladoria: responsável pela contabilidade, indicadores operacionais, comerciais e financeiros, principalmente o balanço patrimonial e demonstrativo de resultado. Uma área de controladoria bem afinada faz orçamento, planejamento de custos e despesas, formação de preços, planejamento societário e tributário. Está totalmente alinhada com as estratégias da empresa;
Recursos Humanos: área responsável pela gestão de pessoas, contratação, treinamento, plano de cargos e salários, ajustamento das regras de conduta e atendimento aos colaboradores; 
Administrativo Financeiro: Responsável pela manutenção e ambiente estrutural da empresa, compras de ativos e material de consumo. No financeiro administra as contas a receber e a pagar, efetua as conciliações de bancos e caixas, negocia com bancos e fornecedores, efetua cobrança de clientes e presta contas para a diretoria executiva e sócios das finanças da empresa;
Informática e tecnologia da informação: área que garante a estrutura necessária de equipamento de processamento de dados, rede e armazenamento de informações. Também ocupa um papel importante na manutenção e gestão dos sistema de informações, automação de dados e relatórios estratégicos através da customização de planilhas e visões de BI (Business Intelligence);
• Em empresas de maior porte, complexidade ainda pode existir a área de compliance que faz auditoria interna, cria procedimentos de trabalho e fiscaliza a gestão como um todo garantindo a transparência de todas as áreas. Além das áreas internas, existem as auditorias independentes que avaliam a veracidade das demonstrações financeiras da empresa para prestação de contas com sócios e stakeholders.

São inúmeras as funções e atividades exercidas dentro de uma empresa, sendo que muitas vezes são executadas pelo próprio proprietário ou sócio da melhor maneira e dentro do possível.

O que a consultoria ajuda neste caso? 

A consultoria é a alocação momentânea de profissional ou equipe com grande experiência em assuntos diversos que auxiliam na estruturação de um negócio para proporcionar um crescimento sustentável, organizado e rentável. Ajustando cada área dentro do negócio, alocando recursos materiais, financeiros e humanos na medida exata e buscando a melhoria contínua e assertividade nas decisões.

Dentro de uma equipe de consultoria de gestão empresarial existem profissionais especialistas em todas as áreas de atuação, bem como existem a indicação de terceiros que podem oferecer serviços onde a consultoria não detenha conhecimento específico ou detalhado, mas com certeza saberá monitorar, medir desempenho e cobrar os resultados destes profissionais através da visão holística.

A metodologia de trabalho da consultoria inicia com um diagnóstico geral que inicia nos números oriundos das demonstrações financeiras da empresa contratante do serviço.

São avaliados o Demonstrativo de Resultado da Empresa, balanço patrimonial, fluxo de caixa, endividamento, margem de contribuição, EBTIDA (Lucro da operação descontando IRPJ e CSLL, resultado financeiro e depreciação ou amortização), volume de investimentos e retiradas, endividamento e comprometimento do capital de giro através dos prazos médios de recebimento, pagamento e estoque.

No balanço patrimonial é possível averiguar os saldos dos bens, direitos e obrigações da empresa e a geração de lucro e patrimônio histórico. Por isso uma ótima contabilidade poderá dizer muito sobre o seu negócio. 

O início do trabalho consiste na avaliação detalhada nos números e indicadores financeiros em decorrência destas informações acusarem alguma medida urgente a ser tomada de imediato, bem como serve para avaliação da saúde financeira da empresa, medição de desempenho e histórico operacional da empresa.

Logo após é importante efetuar o planejamento estratégico da empresa e direcioná-la com decisões com impactos no curto, médio e longo prazo.

No planejamento estratégico alinhamos todas as metas através de ferramentas consagradas, as quais são:

1) Missão, visão e valores;
2) Matriz SWOT;
3) Escolha da estratégia de diferenciação, custo ou nicho;
4) Desdobramento das diretrizes operacionais;
5) Balanced Scorecard;
6) Orçamento.
Após a definição do plano estratégico inicia a organização das áreas, pois serão determinadas metas operacionais para cada setor com objetivo na evolução e melhoria contínua.

Segundo Marcelo Samways Niece, presidente e fundador da Munick a maioria das empresas não possui um pensamento estruturado e desconhecem os números e indicadores da empresa e procuram uma consultoria muitas vezes na ausência de fluxo de caixa ou quando percebem que a geração de recursos não é mais a mesma, sendo que muitas vezes é tarde para a consultoria resgatar os resultados no curto prazo sem grandes sacrifícios ou cortes na carne. 

Dirigir um negócio sem indicadores é a mesma coisa que dirigir um automóvel sem velocímetro, conta giro, marcador de combustível. Além de conhecer os números é necessário saber interpretar o que significa e a educação corporativa é o cerne que faz com que o negócio tome uma direção estruturada.
É muito importante a detenção dos números de um negócio, até porque demora-se pelo menos um trimestre para organizar as informações financeiras para enxergar o que causou as dificuldades financeiras.
Dependendo o tamanho e complexidade do negócio pode se demorar até um semestre para conseguir um diagnóstico preciso e iniciar medidas corretivas.

Segue abaixo um exemplo do diagnóstico mais rápido e preciso de um negócio que é o demonstrativo de resultado gerencial. Como é elaborado e como se tira as conclusões, a saber:

DRE (Demonstrativo de Resultado) Gerencial:

FAT Bruto:
(-) Deduções – tributos sobre a receita e devoluções 
(=) FAT Líquido
(-) Gastos Variáveis – custos e despesas diretamente ligadas à receita bruta – bonificações, frete sobre vendas de terceiros ou próprio, comissões, tarifas bancárias de cobrança, viagens de equipe de operacional ligado a produção
(=) ROL – Receita Operacional Líquida
(-) Custos dos Produtos/Serviços Vendidos: Custos dos Produtos (EI + CO – EF), fretes sobre compras, mão de obra direta, energias utilizadas na produção, manutenção de máquinas e equipamentos, material de consumo da área produtiva ou utilizadas na produção de serviço
(=) MCB – Margem de Contribuição Bruta
(-) Despesas Operacionais – mão de obra indireta adm/comercial/engenharia, despesas de estrutura, despesas veículos, telefonia/internet, comercial, marketing
(=) EBTIDA – Lucro ou geração de caixa da operacional
(+/-) Resultado Financeiro
(-) IRPJ e CSLL
(=) Lucro Líquido
(-) Retiradas/Investimentos
(=) Geração de Caixa
(-) Entrada ou pagamento de principal de empréstimos e variação da necessidade capital de giro
(=) Geração de Caixa Líquida.

Através deste demonstrativo analisamos os seguintes pontos:
DRE Gerencial:
FAT Bruto:
(-) Deduções
(=) FAT Líquido
(-) Gastos Variáveis
(=) ROL – Receita Operacional Líquida
(-) Custos dos Produtos/Serviços Vendidos: 
(=) MCB – Margem de Contribuição Bruta – se estiver baixa significa que pode ter problemas na formação de preços, regime ou planejamento tributário, modelo de comissão ou de transporte inadequado, ineficiência na área de compra ou na produção.
(-) Despesas Operacionais – se estiver alta significa que precisa reduzir custos. Analisar as despesas e mão de obra indireta
(=) EBTIDA – Lucro ou geração de caixa da operacional – Resultado de equívocos ou acertos operacionais.
(+/-) Resultado Financeiro – Reflete o grau e qualidade do endividamento
(-) IRPJ e CSLL
(=) Lucro Líquido 
(-) Retiradas/Investimentos – Analisar se está adequado ao tamanho da geração de caixa da empresa
(=) Geração de Caixa
(-) Entrada ou pagamento de principal de empréstimos e variação da necessidade capital de giro - Analisar se está adequado ao tamanho ou geração de caixa da empresa
(=) Geração de Caixa Líquida.

O momento de procurar uma consultoria de gestão empresarial é justamente quando existe uma necessidade de estruturação e organização do negócio,...

...pois desta maneira é possível alcançar grandes resultados no curto, médio e longo prazo.
Ao contrário do que alguns empresários acreditam a consultoria moldam o profissionalismo de uma gestão, melhoram os resultados e alinham objetivos estratégicos, comerciais, operacionais e financeiros.
Uma consultoria especializada como a da Munick – Gestão Empresarial faz com que o seu negócio seja organizado e rentável de maneira extrema, bem como contribui positivamente para a capacitação de sócios, executivos, gestores e equipe através de treinamentos com utilização de casos reais, discussões, exercícios e simulações. 
Outa questão importante de uma consultoria é ser independente e transparente, pois é imparcial e verdadeira quando se trata de avaliação de pessoas, produtos e processos. Aborda assuntos complexos de maneira racional e estimula o desenvolvimento empresarial. 
Todo o negócio deveria nascer com auxílio de uma consultoria, pois com certeza as chances de sucessos seriam maiores. Até porque a confecção do plano de negócios de uma empresa é efetuada por consultoria especializada.


Nossos métodos de diagnóstico empresarial contam com as seguintes abordagens:

Administração Geral e Executiva: organização do processo de gestão e decisório dentro da empresa. Direcionamento estratégico e metodologia de reuniões com indicadores para alinhamento executivo.
Comercial/Marketing: estratégia de expansão comercial, estrutura de equipe de vendas, organização de metas e análise de variáveis para motivação da equipe de vendas, nível de treinamento de vendedores, posicionamento no mercado, plano de marketing e gestão de marcas, política de formação de preços.
Planejamento: elaboração de planejamento estratégico, análise de posicionamento perante a concorrência, gestão orçamentária e elaboração de metas e diretrizes operacionais.
Controladoria Financeira: análise das rotinas financeiras, prestação de contas e gestão de indicadores para tomada de decisão, relação e negociação com bancos, quantidade e qualidade do endividamento.
Contabilidade: planejamento tributário, análise de balanço e demonstrativo de resultados, gestão de custos e avaliação de aspectos sociais e trabalhistas.
Tecnologia da Informação: segurança das informações, avaliação do ERP e sistema de informação, prospecção de parceiros e apoio na implantação de sistemas.
Logística e Produção: confiabilidade e gestão dos estoques, estrutura e planejamento de transportes, organização da recepção e expedição de materiais e avaliação do processo produtivo.

Segue abaixo alguns exemplos de indicadores por área das empresas que são avaliados ou confeccionados por nossa equipe de consultores especializados:

• Administração Geral e Executiva: Organograma, acordo de quotistas, reunião de conselho pautada e com indicadores de gestão, figura do diretor executivo ou presidente.
• Comercial/Marketing: ABC Clientes, ABC UF, ABC Vendedor/Representante, índice de positivação, ticket médio. Margem por unidade, cliente, produto e vendedor.
• Planejamento: Mapa estratégico, missão visão e valores. Matriz SWOT e BCG. Orçamento e desdobramento das diretrizes.
• Contabilidade, Controladoria Financeira: DRE, BP, Fluxo de Caixa, Inadimplência, Prazos médios (CR, EST e CP), endividamento.
• Tecnologia da Informação: grau de integração, confiabilidade, automação e relatórios.
• Logística e Produção: ABC estoques, ficha técnica, custo teórico x realizado, percentual de frete (por Cliente/Região), estoque médio por item e rotina de compras (MRP). 

Conclui-se que gerir um negócio é altamente complexo e não precisamos saber todas as respostas, mas devemos ter os melhores profissionais ao nosso lado sempre e contar com equipe especializada na solução de problemas. Devemos também incitar o desenvolvimento e discutir o negócio sempre que possível. Não devemos ter medo do novo e de agregar e absorver conhecimento. Temos que estimular as relações humanas com regras, objetivos, troca de ideias e ambiente propício para inovação. E por fim alcançar resultados na realização pessoal, social e financeira.

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