Formação de Preços: você sabe o que é? Aprenda a calcular!

Deborah Natallie • Aug 19, 2021

Formação de preços: Aprenda agora como calcular!

Em gestão financeira, a formação de preço é uma das tarefas mais importantes, pois garante que o seu negócio rentabilize e, ao mesmo tempo, seja atrativo para os clientes e competitivo no mercado.

Assim como preços muito baixos podem prejudicar um empreendimento, valores elevados também podem afastar compradores. O valor correto que deverá ser cobrado sobre o produto não pode ocorrer por meio de tentativa e erro. É fundamental empregar os métodos existentes para formar de maneira científica o preço de acordo com cada necessidade ou público-alvo.

Todos os produtos e serviços disponíveis no mercado além de ter um valor, ele possui um preço de venda. A diferença entre esses dois conceitos é que o valor é o quanto o consumidor está disposto a pagar, bem como é a percepção de quanto o produto ou serviço agrega em sua vida e o preço é o montante a ser desembolsado pelo cliente para adquirir algo.

Agora, você deve está se questionando: qual é a melhor forma de definir o preço do meu serviço ou produto? Primeiramente, é preciso entender que existem diversos fatores que refletem na formação, por isso, preparamos esse artigo para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saia daqui pronto para definir corretamente os preços no seu negócio.

DEFININDO O PREÇO DE UM PRODUTO

Os consumidores se preocupam com o preço, mas também com a qualidade do produto ou serviço que está adquirindo. A formação de preços deve levar em conta a realidade da empresa e do mercado. Investir tempo e análise sobre os produtos mais requisitados e com um número de saída elevado pode ser importante para aumentar a rentabilidade da empresa.

CONTROLE DE CUSTOS

Todo produto gera despesa: custos com transporte, produção, armazenamento, divulgação, entre outros. Esses custos são reconhecidos como gastos fixos e variáveis.


Gastos fixos são os que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Eles independem do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura. 


Exemplos: mão de obra administrativa, estrutura física, internet e material de consumo.

Já os gastos variáveis são aqueles que acompanham o ritmo de produção da empresa, sofrendo alterações conforme o tempo. O custo variável é aquele que vai mudar de acordo com o volume de vendas ou a prestação de serviços.


Exemplos: ICMS, PIS/COFINS, IPI, ISS, comissões e fretes.


Algumas empresas com o intuito de "derrubar" a concorrência, fazem promoções e abaixam os preços ao máximo, aumentando as vendas, mas diminuindo os lucros. Essa estratégia precisa ser muito bem analisada antes de ser executada, pois em algumas situações pode haver uma queda generalizada do valor percebido pelo consumidor e resultar em perda significativa de rentabilidade.


CALCULANDO A FORMAÇÃO DE PREÇOS

Como forma de garantir que os preços cobrados pelo seu produto ou serviço não estejam abaixo dos custos de operação e gere prejuízo, é recomendado utilizar um dos métodos de formação de preços.


Essas metodologias são fórmulas para a composição dos preços a serem cobrados por produtos e serviços, permitindo realizar a formação de forma técnica, com base em dados precisos e que garantirão que o custo requerido permita à empresa manter um bom funcionamento financeiro, operando com tranquilidade.



Muitos desses valores fixos e variáveis não são fáceis de calcular e associar ao produto ou serviço, por isso a ajuda de um contador é indispensável na hora de aplicar com precisão o preço e entender sobre custos e despesas.


MÉTODOS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

Existem alguns métodos para formular preços, porém cada um deles apresenta vantagens, variando de acordo com a necessidade do negócio, além do momento do mercado e informações de custo disponíveis. Confira alguns que separamos.


Margem de contribuição

É o principal método de formação de preços, bem como o mais recomendado. Dessa forma é possível determinar qual o lucro, dentro do custo de venda, após descontar os custos e as despesas variáveis. É proveitoso, por permitir que a empresa defina quanto quer ganhar a cada venda, por produto, cliente. É um método rápido e que permite ajustar a margem de acordo com a realidade de mercado e objetivo da empresa.


A fórmula de cálculo da margem de contribuição é a seguinte:

Margem de Contribuição (MC) = Valor das Vendas - (custos variáveis + despesas variáveis + custo do produto).


Se a empresa desejar obter a porcentagem da margem de contribuição, deve ser usada a seguinte fórmula:

Margem de Contribuição = (Valor de Venda - custos e despesas variáveis - custo do produto) / valor de venda


Além de garantir que o empreendimento cubra as despesas de operação, essa estratégia também permite que ocorra ajuste nos preços de acordo com o momento de mercado, sua competitividade e concorrência.


Existem dois caminhos para elevar a Margem de Contribuição. O primeiro deles é aumentar as vendas e o segundo, é reduzir os custos. Vale ressaltar que, não basta aplicar as vendas de forma isolada, uma vez que isso irá implicar também no aumento dos custos e das despesas variáveis. 


Precisa modificar a relação entre os dois, e isso pode ser feito elevando o preço dos produtos ou reduzindo os custos. É por isso que esse indicador pode ser utilizado para definir preços e rever custos.


Outro benefício da Margem de Contribuição (MC) é que ela pode ser usada para calcular a necessidade de vendas para chegar ao ponto de equilíbrio, ou seja, o ponto em que se deixa de ter prejuízo, mas ainda sem alcançar o lucro. Confira o cálculo:


Vamos calcular a margem de contribuição de um produto específico. Supomos que o preço de venda de um produto seja R$50, o custo de produção seja R$30 e as despesas variáveis contabilizem R$10, o cálculo seria:

MC unitária = R$50 - (R$30+R$10)
MC unitária = R$10


Agora, vamos calcular o valor total. Considerando que você vendeu em um mês 1.500 unidades desse produto e tem despesas fixas no valor de R$7.500 mensais, sua margem de contribuição total seria de:

MC Total = R$10 x 1.500 unidades = R$15.000


Quantia suficiente para cobrir as despesas fixas e ainda gerar lucro.


Para chegar ao ponto de equilíbrio precisa dividir a despesa fixa pela margem de contribuição unitária.

Neste caso: R$ 7.500 / 10 = 750 unidades.


Para calcular o Índice de Margem de Contribuição, basta dividir R$15.000 (margem de contribuição) por R$75.000 (valor total das vendas de 1.500 unidades a R$50 cada) e multiplicar por 100:

IMC = R$15.000 / R$75.000 x 100 = 20%


Nesse exemplo, compreende-se que 20% do valor das suas vendas, é o bastante para cobrir os custos e despesas da empresa, além de gerar lucro.

Quando o assunto é lucro, também temos um cálculo:

Lucro Operacional = MC Total - Despesas Fixas
Lucro operacional = R$15.000 - R$7.500 = R$7.500


Porém, para obter o resultado correto desse cálculo é fundamental ter com precisão os custos e despesas fixas e os custos e despesas variáveis.


A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS CORRETAMENTE

A margem de contribuição auxilia a definir diversas questões importantes como, definições de metas de vendas para determinados produtos, planejamento de promoções, ajuste de preço, entre outros. Com os cálculos que apresentamos nesse artigo, é possível testar diferentes hipóteses para chegar a um preço ideal, além de obter um equilíbrio financeiro, fazendo com que a sua empresa evite ter prejuízos com determinado produto devido à precificação errada.


 Gostou de entender melhor como funciona o processo de formação de preços e como se deve calcular? Caso ainda tenha sentido dificuldade para lidar com essa área em seu negócio, entre em contato com a gente!


A Munick é uma empresa completa, com soluções personalizadas em contabilidade e gestão empresarial, formada por profissionais diferenciados e especialidades dentro da administração de empresas, oferecendo segurança e continuidade para o seu negócio.

 

Fonte: 

https://blog.bcntreinamentos.com.br/margem-de-contribuicao-como-estrategia-de-precificacao/

https://www.bancodoempreendedor.org.br/conteudo/formacao-de-precos-o-que-e-como-funciona-como-calcular
https://sebraemg.com.br/blog/formacao-de-precos-o-que-e-e-como-fazer/

https://endeavor.org.br/sem-categoria/como-estabelecer-o-preco-certo/

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